Warning: A non-numeric value encountered in /home/iberian/webapps/iberian_wp/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5560

 

9783631669259
Author: Lydia Schmuck
ISBN: 9783631669259
Format: HB
Extent: 312 pp
Price: 60,70 €
Publication: January 2016
Publisher: Peter Lang

Mio Cid e D. Sebastião são figuras centrais no discurso identitário da Península Ibérica. Sobretudo no século XX, marcado por transformações políticas, servem para tomar posição relativamente à situação nacional.

O estudo investiga, de uma perspectiva ibérica, o recurso às figuras míticas nas literaturas espanhola e portuguesa do século XX. Exploram-se, por um lado, as construções mútuas de identidade e alteridade e, por outro, os temas que se discutem mediante estas figuras.

Situada na intersecção dos Estudos Literários com a Sociologia, a análise centra-se na manifestação literária do discurso mitológico, na sua relação com outros temas e no seu posicionamento no contexto sociopolítico.

  • Reflexão teórica sobre os conceitos de ‘identidade ’e ‘memória colectiva’
  • A literatura como‘ lieu’ da encenação da memória
  • Análise de discurso e imagologia literária, o sebastianismo na literatura portuguesa, o mito cidiano na literatura espanhola, paralelismos e cruzamentos dos dois discursos mitológicos
  • Avaliação da função do país vizinho para a auto-descrição e das construções ibéricas.